O objetivo principal do projeto "corredor cultural" é transformar a praça da liberdade, os predios publicos e seu entorno no maior complexo de cultura do pais aberto ao publico, com a transferencia das secretarias para o centro administrativo no bairro Serra Verde, os predios vão ficar a disposição do projeto.
O Circuito Cultural Praça da Liberdade deve ser formado pelo Palácio da Liberdade e outros espaços culturais instalados em dez prédios históricos no entorno da Praça da Liberdade. Atualmente, cinco prédios já estão em obras para serem adaptados às suas novas funções culturais com investimentos de R$ 100 milhões, recursos da iniciativa privada.
Os espaços são: Espaço do Conhecimento (TIM e UFMG), Museu das Minas e do Metal (EBX Investimentos) , Memorial de Minas Gerais (VALE) Centro de Arte Popular (Cemig), Centro Cultural Banco do Brasil; Arquivo Público Mineiro, Museu Mineiro e Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, o edifício da antiga Secretaria de Obras e o conjunto de prédios da Secretaria de Cultura.
Os beneficios para população, a divulgação e promoção da cultura em varios ambitos são fatores inquestionaveis, oque me chama atenção é que há uma tendencia a privatição da cultura, ja que dos 10 predios ocupados pelo corredor pelo menos 6 contam com o incentivo da iniciativa privada; até quando o governo vai maquiar os seus projetos e tornalos publicos-privados.
O governo cada vez mais delega sua resposabilidade para empresas e outros setores, comprometendo assim a qualidade, os investimentos e a legitimidade dos orgãos publicos, quem sai ganhando ...
as empresas; pois alem de vederem uma imagem cultural, social, ambiental, etc;
ainda são benefeciadas com anistia de impostos e outra vantagens.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
"Faça Você Mesmo" ...